Um Guia das Principais Especializações em Design Gráfico para Futuros Profissionais

Entenda as Diferentes Carreiras no Mundo do Design Gráfico

Se você se interessa por tecnologia e gosta de explorar diferentes formas de expressão visual, a carreira de designer gráfico pode ser ideal para você! No campo do design gráfico, existem várias áreas especializadas. Vamos explorar algumas delas para ajudá-lo a entender melhor o que cada uma envolve e identificar qual delas poderia ser mais atraente para você.

1. Web Designer

O Web Designer é responsável por criar e desenhar websites. Isso não é só sobre fazer um site parecer bonito; é também sobre como ele funciona. Eles precisam garantir que o site seja fácil de usar e navegar, além de ser visualmente atraente. Web Designers frequentemente trabalham com codificação básica e devem entender de layout, cores e tipografia para criar sites que não só pareçam bons, mas também funcionem bem em diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Salário: entre R$ 2.700,00 – R$ 6.600,00

2. Designer de UX/UI

UX (User Experience) e UI (User Interface) são duas faces da mesma moeda. Designers de UX/UI são como os psicólogos do mundo digital; eles pensam sobre como as pessoas interagem com os sistemas. O Designer de UX foca na jornada do usuário, garantindo que a experiência de usar um aplicativo ou website seja a mais intuitiva possível. Já o Designer de UI se concentra na aparência do aplicativo ou site, cuidando da disposição dos elementos e escolha das cores e fontes. Ambos trabalham juntos para fazer produtos digitais que não apenas pareçam incríveis, mas que sejam incrivelmente fáceis de usar.
Salário: entre R$ 3.000,00 – R$ 7.000,00

3. Motion Designer

Imagine combinar gráficos com movimento e som; isso é o que um Motion Designer faz. Eles criam animações e gráficos em movimento para tudo, desde anúncios de TV até tutoriais online e interfaces de usuário. Se você gosta de contar histórias através de vídeos e animações, essa pode ser a carreira para você. Motion Designers precisam ter um bom entendimento de timing, áudio, e claro, design gráfico.
Salário: entre R$ 2.500,00 – R$ 4.600,00

4. Diretor de Arte

Um Diretor de Arte é alguém que lidera uma equipe de criativos, incluindo designers gráficos, fotógrafos e ilustradores, para criar a visão visual de uma campanha de marketing, revista, ou filme, por exemplo. Eles são responsáveis por definir o estilo e a visão geral dos projetos, guiando a equipe para produzir materiais visuais coerentes e impactantes. Se você gosta de liderar e tem uma visão forte para projetos criativos, essa pode ser a sua chamada.
Salário: entre R$ 2.900,00 – R$ 5.500,00

5. Ilustrador Digital

Ilustradores Digitais são artistas que utilizam softwares para criar desenhos e ilustrações. Trabalhando em tudo, desde livros infantis a jogos de vídeo game, eles trazem ideias e narrativas à vida com sua arte. Se você adora desenhar e quer usar sua habilidade artística em várias mídias digitais, essa especialização pode ser ideal para você.
Salário: entre R$ 2.200,00 – R$ 4.500,00

6. Consultor de Branding

Consultores de Branding são os estrategistas por trás das marcas. Eles ajudam as empresas a definir ou redefinir como elas se apresentam ao mundo. Isso inclui tudo, desde o logotipo e as cores da marca até a “personalidade” e a mensagem que a marca quer transmitir. Se você tem interesse por marketing e design, e gosta de pensar sobre como as marcas influenciam as emoções e decisões das pessoas, a consultoria de branding pode ser incrivelmente gratificante.
Salário: entre R$ 5.000,00 – R$ 10.500,00

Obs: Os valores apresentados são médias das capitais do Brasil até o ano de 2023, com dados retirados do site Glassdoor.

Espero que essa visão geral ajude você a entender melhor as diferentes carreiras dentro do design gráfico. Cada uma tem seu próprio charme e desafios, então pense sobre o que mais ressoa com suas paixões e habilidades. Seja qual for a área que você escolher, design gráfico é uma carreira emocionante e criativa que está sempre evoluindo!

Dê uma olhada no site do curso superior de Design Gráfico do UNIVEM e saiba mais sobre os conteúdos abordados para você se tornar um profissional na área. Você vai gostar!

UNIVEM

Explore o melhor do Design Gráfico no UNIVEM!
Formação rápida, empregabilidade sólida.