Fotografia de Produtos no Design Gráfico do UNIVEM

No curso de Design Gráfico do UNIVEM, os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos práticos, que não só enriquecem sua formação acadêmica, mas também os preparam para os desafios do mercado de trabalho. Um exemplo disso são os diversos projetos de fotografia de produtos realizados pelos estudantes. Aqui, destacamos alguns desses trabalhos, que evidenciam a dedicação, criatividade e aprendizado dos alunos, sob a orientação cuidadosa de seus professores.

Projeto Fotografia de Produtos: Beleza e Precisão

As alunas Maria Luiza, Lorenza e Julia Lopes escolheram trabalhar com uma cliente iniciante na revenda de produtos da marca Eudora. O foco foi a fotografia do perfume Eudora Magnific Eau de Parfum, utilizando uma câmera Canon EOS 7D com lente de 135 mm e configurações específicas para garantir alta qualidade. A iluminação foi composta por um flash de estúdio principal, uma lâmpada com luz amarela e uma placa de isopor como refletor. A experiência proporcionou um aprendizado significativo sobre técnicas de iluminação e composição​​.

Miniaturas Urbanas: Capturando Detalhes

Bianca de Souza Barbosa, Larissa Leite Pinho, Mariana Jamile da Cruz Nogueira e Rafaela Ferreira da S. de Oliveira escolheram o artista Raphael Lopes, que cria miniaturas de espaços urbanos. Utilizando uma Canon EOS REBEL T5i, elas ajustaram a câmera para capturar todos os detalhes das miniaturas. O projeto desafiou as alunas a encontrar o equilíbrio perfeito entre luz e sombra, destacando a identidade das miniaturas sem perder a fidelidade ao produto real​

Miniaturas Urbanas

A Magia dos Amigurumis

Amanda Moraes, Ana Julia Fruchi, Artur Rodrigues, Beatriz Ronchi, Rafaela Pigossi e Thiago Basilio fotografaram amigurumis de crochê para a empresa Jumigumis. Com uma câmera configurada em velocidade do obturador 1/60, abertura f/8 e ISO 400, o grupo enfrentou o desafio de posicionar corretamente os amigurumis e ajustar a iluminação para destacar os detalhes do produto. O projeto ajudou os alunos a entender a importância do enquadramento e da iluminação na fotografia de produtos​.

Amigurumis de crochê para a empresa Jumigumis

Fotografia de Produtos para Marketing Online

Luara de Oliveira Palombo trabalhou individualmente com um brechó online focado em produtos dos anos 2000. Ela fotografou uma edição especial de pelúcias da Hello Kitty, utilizando luz contínua e uma mesa acrílica para manter o fundo branco. A pós-produção envolveu ajustes mínimos para manter a naturalidade da imagem, destacando a qualidade e preservação do produto, o que é importante para o público-alvo de colecionadores​

Produtos Personalizados: Papelaria Criativa

Thalita Camarini Pereira Bezerra, Matheus Gasque Silva, João Pedro Matheus de Oliveira, João Victor de Souza Coutinho e Morgan Castelaneli de Arruda fotografaram produtos da UauPaper, uma papelaria online. Utilizando uma Nikon D5300 com várias distâncias focais e técnicas de composição criativa, os alunos enfrentaram desafios técnicos e criativos, aprimorando suas habilidades ao longo do processo. O resultado foi um conjunto de imagens que destacam a personalização e qualidade dos produtos​

Um conjunto de imagens que destacam a personalização e qualidade dos produtos​

Óleo Capilar: Capturando a Essência do Produto

Gustavo Amoris, Fernanda Gregorio, Nicolas Queiroz, João Victor Barros e Felipe Januario focaram em um óleo capilar da Trevo Veg Saboaria. Enfrentando dificuldades na manipulação da iluminação para evitar reflexos indesejados, o grupo utilizou técnicas avançadas para capturar a apresentação e qualidade do produto. O resultado sobre a disciplina de Fotografia de Produtos no Design Gráfico no final foi uma imagem profissional e atraente, destacando a importância da fotografia de alta qualidade no marketing de produtos.

A Importância da Orientação Professorial

Cada um desses projetos destaca a importância de ter um professor orientando pessoalmente os alunos. A orientação proporciona não apenas o conhecimento técnico, mas também o apoio necessário para enfrentar desafios e explorar a criatividade. Os projetos de fotografia de produtos no curso de Design Gráfico do UNIVEM são uma prova do potencial dos alunos e do valor do aprendizado prático em um ambiente educacional estruturado e apoiado por profissionais experientes.

Quer ver mais trabalhos dos alunos?

Veja o resultado da disciplina “Comunicação para Mídias Digitais” no curso de Design Gráfico do UNIVEM, que combina criatividade e tecnologia para formar profissionais capazes de inovar no mundo digital. Acompanhe os projetos impactantes dos nossos alunos!